8 de março: Novas perspectivas para Campinas













Algumas organizações de esquerda uniram-se para discutir possíveis intervenções sobre o 8 de março na cidade de Campinas, no interior de São Paulo.
Além de PSTU e PSOL, organizações não vinculadas à partidos políticos como o grupo Identidade e Coletivo Feminista se reuniram, formando a Frente Mista de Campinas, articulando intenvenções sobre a questão da mulher.
Para descaracterizar o 8 de março de hoje, estereotipando um caráter festivo, a frente mista surgiu para lutar contra as intervenções (im)postas pelo governo atual, como a Marcha Mundial de Mulheres, em São Paulo.
Em Campinas, a Coordenadoria da Mulher, em parceria com o atual governo (PT) fariam mais um ano de propagação desses estereótipos, desvincilhando o caráter de luta e crítica à sociedade atual, não só opressora como exploradora.
Para ir contra o ato da Coordenadoria, que traria um dia de festa para a mulher campineira, com shows, espetáculos de danças, massagens e afins, faríamos o nosso próprio ato, contrariando o que o primeiro.
Decidimos por uma marcha fúnebre, trazendo alguns "personagens" do dia-a-dia de todas as mulheres, como a noiva espancada (representação da crítica à sociedade patriarcal e à violência doméstica); A menina assediada sexualmente -presa por um padre e um freira (alusão à menina de 9 anos que era estrupada pelo pai, ficou grávida, fez um aborto e a Igreja excomungou não apenas ela como toda a sua família -menos o estuprador, porque não fez nada que afete a moral cristã) e outras tantas mulheres, vestidas de preto, marchando em protesto ao 8 de março de festa e amor, que prejudica ainda mais a luta pelos seus direitos e a tão sonhada igualdade de gênero.
Tudo ocorreu bem! Conquistamos muitos olhares, alguns espantados, outros contrariados, mas o saldo foi positivo! Conversamos não apenas com muitas mulheres, mas com homens também! Quando chegamos ao ato da Coordenadoria, fomos recebidas com grande satisfação. Pudemos conversar com algumas delas e discutir um pouco o caráter diferencial do nosso ato. Foi a discussão com o "inimigo político" mais pacífica que poderia existir!
Parece que Campinas caminha no sentido oposto ao 8 de março já conhecido. A formação da Frente Mista nada mais é do que o resultado de muitas discussões e lutas dessas organizações. E, contrariando os que desprezam as ações atuais, temos sim, grandes resultados!
Além da intervenção nas ruas de Campinas, tivemos mais duas atividades: A exibição do filme Operárias do Mundo, no Museo da Imagem e do Som e da Mesa de Debate: A Crise e a vida das Mulheres, tratando especificamente da mulher trabalhadora. Ambas foram engrandecedoras.
Larissa Lisboa

Um comentário:

F disse...

Que massa! Muito bom ler boas notícias aqui!
Beijos