3ª Ação Internacional Marcha Mundial das Mulheres

Notícia retirada do site da Associação Brasileira de Imprensa: http://www.abi.org.br/primeirapagina.asp?id=3428 - notícia escrita por Cláudia Souza em 05/03/2010.

Marcha Mundial das Mulheres em São Paulo

Nesta segunda-feira, dia 8, Dia Internacional da Mulher, terá início a Marcha Mundial das Mulheres(MMM), como parte da 3ª Ação Internacional que será realizada no Brasil até o próximo dia 18.

Ao longo de 10 dias, cerca de 3 mil mulheres de todas as regiões do País participam de caminhadas nas cidades paulistas de Campinas, Valinhos, Vinhedo, Louveira, Jundiaí, Várzea, Cajamar, Jordanésia, Perus e Osasco. As delegações de 25 estados reúnem representantes de diversos movimentos sociais como MST, CUT, Contag, Consulta Popular, UNE, MAB e MMC. Entre os princípios da MMM estão a organização das mulheres urbanas e rurais a partir da base e as alianças com movimentos sociais.

Com o lema “Seguiremos em marcha até que todas sejamos livres”, o movimento numa grande atividade de denúncia, reivindicação e formação, que pretende dar visibilidade à luta feminista por transformações reais para a vida das mulheres em todo o mundo.

A programação no Brasil terá início com ato público no dia 8, às 16h, no Largo do Rosário, Centro de Campinas. O evento integra a agenda de mobilização internacional que segue até o dia 17 de outubro, com atividades em 51 países, entre eles Canadá, Colômbia, França, Espanha. O encerramento será em Kivu do Sul, na República Democrática do Congo.

Após a caminhada em Campinas, as mulheres participarão de debates sobre trabalho doméstico, saúde da mulher, sexualidade, economia solidária e feminista, soberania alimentar, reforma agrária e trabalho das mulheres no campo, agroecologia, biodiversidade, mudanças climáticas, políticas de erradicação da violência doméstica e sexual, tráfico de mulheres, direito ao aborto, entre outros temas.

No dia 11, em Louveira, a feminista brasileira, radicada na França, Helena Hirata, vai promover um debate sobre o trabalho das mulheres e a autonomia econômica. No dia 13, durante o ato público na cidade de Várzea, será lançado um livro sobre o histórico do dia 8 de março. Em Perus, no dia 16, a filha do revolucionário Ernesto Che Guevara, Aleida Guevara, médica cubana, ministrará palestra sobre o tema “Paz e a desmilitarização”.

Estrutura

As participantes da Marcha Mundial das Mulheres serão divididas em equipes de cozinha, limpeza, segurança, comunicação, saúde, entre outras. O transporte dos alimentos será feito por caminhões. Os alojamentos serão instalados em grandes áreas, como ginásios.

Ao longo do evento serão recolhidas doações para o Haiti.

História

A Marcha Mundial das Mulheres teve início em 8 de março de 2000, com o tema “2000 razões para marchar contra a pobreza e a violência sexista”. A mobilização internacional envolveu a participação de mais de 5 mil grupos de 159 países. Na ocasião, as militantes entregaram à Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova Iorque, um documento com 17 pontos de reivindicação, apoiado por cinco milhões de assinaturas.

O movimento foi inspirado no protesto realizado em 1995, no Canadá, quando 850 mulheres marcharam 200 quilômetros reivindicando “pão e rosas”.

A ação marcou a retomada das mobilizações das mulheres e deflagrou uma série de conquistas como o aumento do salário mínimo, direitos para as mulheres imigrantes e apoio à economia solidária.

A segunda ação mundial da Marcha aconteceu entre os dias 8 de março e 17 de outubro de 2005, quando foi divulgada a “Carta Mundial das Mulheres para a Humanidade”, reunindo as principais reivindicações das mulheres nos âmbitos econômico, social e cultural. As participantes confeccionaram a “Colcha Mosaico Mundial de Solidariedade”, costurada com um retalho de cada país. O documento e a colcha foram apresentados em 53 países.
As integrantes atuais do ataul Comitê Internacional foram escolhidas durante o 7º Encontro Internacional, em Vigo, Galícia, em outubro de 2008, com exceção das representantes da Europa, que foram escolhidas durante a reunião da Coordenação Regional Européia, em fevereiro de 2009.

O Comitê Internacional é formado por Emilia Castro (MMM Québec, pelas Américas), Gladys Alfaro (MMM México, pelas Américas), Jean Enriquez (MMM Filipinas, pelo Sudoeste da Ásia e Oceania), Michèle Spieler (MMM Suíça, pela Europa), Miriam Nobre (MMM Brasil e coordenadora do Secretariado Internacional da Marcha), Nana Aïcha Cissé (MMM Mali, pela parte francófona da África), Saleha Athar (MMM Paquistão pelo Sul da Ásia), Tereixa Dacosta (MMM Galícia, pela Europa) e Wilhelmina Trout (MMM África do Sul, pela parte anglófona da África).

No Brasil, participam Nalu Faria, da Sempreviva Organização Feminista; Conceição Dantas, do Centro Feminista 8 de março; Rosane Silva, Secretária Nacional da Mulher Trabalhadora da CUT; Carmen Foro, Secretária de Mulheres da CONTAG; Bernadete Monteiro, da MMM Minas Gerais, Adriana Vieira e Tica Moreno.



Programação dos debates

08-03
Campinas

Lançamento da 3ª Ação Internacional da MMM, marcando os 100 anos da proposição do Dia Internacional de Luta das Mulheres – Largo do Rosário.
Alojamento: Ginásio Rogê Ferreira - Av. João Batista Morato do Canto Bairro s/n São Bernardo

09-03
Valinhos

”Trabalho doméstico e de cuidados: um debate sobre a sustentabilidade da vida humana, seguida de debate sobre a história da Marcha Mundial das Mulheres e suas lutas”.
Alojamento: Parque do Figo (Parque Municipal Monsenhor Bruno Nardini) Rua Dom João VI, s/nº - Jardim Planalto.

10/03
Vinhedo

“Economia Solidária e Feminista; Saúde da mulher e práticas populares de cuidado; Sexualidade, autonomia e liberdade; Educação não sexista e não racista; Mulheres negras e a luta anti-racista; Mulheres indígenas; A mídia contra-hegemônica e a luta feminista; A mercantilização do corpo e da vida das mulheres; Prostituição; Mulheres, arte e cultura”.
Alojamento: Parque Jayme Ferragut - Estrada da Boiada, s/n;

11/03
Louveira

”Trabalho das mulheres e autonomia econômica”, com a presença de Helena Hirata.
Alojamento: Área de Lazer do Trabalhador José Sinamore (Parque da Uva) Rodovia Romildo Prado, km 1 F: 19- 38781357

12/03
Jundiaí

”Soberania Alimentar, justiça ambiental e luta por território”.
Alojamento: Centro Esportivo Arames Polli Smece – R. Dr. Benedito Godoi, 508 Jd. Xangai.

13/03
Várzea Paulista

Ato público com lançamento de livro sobre o histórico do 8 de março, debate sobre o histórico do movimento feminista e show cultural – Espaço Cidadania
Alojamento: Av. Projetada - Espaço Cidadania da Prefeitura.

14/03
Cajamar

”A luta contra a violência sexista”
Alojamento: Rodovia Anhanguera, Km 46,5. Caixa Postal 530.

Capital Ville Jordanésia
15/03
Jordanésia

”Maternidade como decisão e não como destino: debate sobre nossas experiências”.
Alojamento: Rua Vereador Joaquim Barbosa, 827 – Cajamar

16/03
Perus

”Paz e desmilitarização — debate sobre a luta pela transformação da sociedade” com Aleida Guevara, lutadora cubana, filha de Che Guevara.
Alojamento: Rod. Anhanguera, Km 25,5 s/n - São Paulo – F: 11- 3916.6200/ 3911.0191

17/03
Osasco

”Integração dos povos como alternativa e o papel do Estado”.
Alojamento: Sindmetal – Rua Luiz Rink, 501 - Rochdale - Osasco - SP - Tel./Fax: 3686-7401

18/03
São Paulo

Encerramento com ato público na Praça Charles Miller
Alojamento: Estádio Pacaembu – Rua Capivari, 213

A programação cultural inclui a exibição de filmes e espetáculos de música, poesia e teatro. Mais informações pelo endereço www.sof.org.br/acao2010

Nenhum comentário: