retomeatecnologia.wordpress.com/about

Divulgação:
Retome a tecnologia

Retome a tecnologia em protesto à violência contra as mulheres, de 20 de novembro a 10 de dezembro!!!
O que é?
" O retome a tecnologia é uma campanha brasileira de ativismo, conscientização e apropriação das tecnologias de informacão e comunicação (tics) para o fim da violência contra as mulheres. a campanha acontece todos os anos durante os 16 dias de ativismo para o fim da violência contra as mulheres, do 25 de novembro ao 10 de dezembro, e é feita a base de trabalho colaborativo e coletivo, inspirado por idéias criativas!
No brasil a gente também destaca o dia da consciência negra, 20 de novembro, por ser uma data importante na luta das mulheres negras e de todas as pessoas que lutam por um mundo, enfim, sem racismo.na definição da convenção de belém do pará (convenção interamericana para prevenir, punir e erradicar a violência contra a mulher, adotada pela OEA em 1994), a violência contra as mulheres é “qualquer ato ou conduta baseada no gênero, que cause morte, dano ou sofrimento físico, sexual ou psicológico à mulher, tanto na esfera pública como na esfera privada” (fonte: portal da violência contra a mulher). alguns exemplos da violência contra as mulheres são violência doméstica, estupro e assédio sexual.nós enfrentamos também as violências simbólicas. são olhares, falas, gestos que atravessam e criam condições de possibilidade para nossos corpos e desejos. direcionam trânsitos e decidem, antes de nos darmos conta, o que devemos ou não aprender, experimentar, sonhar. escolhem por nós – como nada inocentes filtros em buscadores – quais serão nossas habilidades, preferências e curiosidades.
o nosso acesso às tecnologias de informação e comunicação têm sido assim controlado, vigiado, diminuido, sufocado. acreditamos que retomar esse espaço é uma das formas de luta pelo fim da violência contra as mulheres. queremos retomar para transformar, a inclusão não basta! queremos existir por inteiro e re-inventar o uso das tics. subverter os culturalmente estabelecidos critérios de ordenação que insidiosamente perpassam nossas buscas cotidianas. o retome, como é carinhosamente apelidado por aqui, foi inspirado pela campanha “take back the tech“, uma iniciativa colaborativa e internacional iniciada e coordenada pelo programa de apoio a redes de mulheres da associação para o progresso das comunicações (APC). o take back the tech começou em 2006 e já teve participação de individuos, grupos, redes e organizações em mais de 15 países da áfrica, ásia, américa latina, américa do norte e europa.
no brasil, participa(ra)m mulheres conectadas com diferentes grupos feministas como corpus crisis *(que acabou ou está em crise), g2g, wendo-sp e juntando-se a nós em 2009 o coletivo feminista da unicamp. as nossas ações de campanha já incluíram discussões por email e sala de bate-papo; publicação de textos, fotos, capturas de tela e mais nos nossos blogs e sites; tradução das ações diárias do take back the tech para o português; oficinas tech virtausi e presenciais como na primeira edição brasileira do carnaval ecléctico tech (/etc-br); coleta de links sobre violência, tecnologias e mulheres; colagem de cartazes na rua; pesquisas, e mais…
uma das características específicas da campanha no brasil é o foco na apropriação e uso de tecnologias livres por mulheres."

Nenhum comentário: